quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Stop SOPA now!!

Hoje, 18 de Janeiro de 2012, será votada no Congresso Americano a aprovação da SOPA (Stop Online Piracy Act) e da PIPA (Protect Intellectual Property Act). Muitos já devem conhecer estas leis , por aqui e por ali mas para quem não conhece diga-se que são um conjunto de medidas apresentadas e defendidas por diversas empresas e corporações do ramo cinematográfico, audiovisual, da indústria téxtil, etc, por exemplo, Chanel, Burbery, Adidas, Gibson, Ford, L'Oreal, NBA, Nike, Ralph Lauren, Rolex, Sony (Pictures, Music), Time Warner, Warner Group, entre muitos outros, com o objectivo de parar a violação de direitos de autor cometidos por sites, de uma forma que a própria liberdade de expressão seria afectada, logo mudando a face da Internet para sempre.




Outras companhias já desistiram de dar o seu apoio e outras opuseram-se publicamente, e grandes empresas no mundo online como o Facebook, Twitter, Mozilla, Google, eBay, PayPal, Yahoo... Provavelmente, o rival mais difícil que a Sopa terá é mesmo o próprio presidente dos EUA, Barack Obama, que à umas semanas anunciou que a Casa Branca não iria apoiar a Lei no congresso.
O mais recente sinal de retaliação foi por parte da Wikipedia, que decidiu fechar a sua enciclopédia inglesa por 24h (podem ver aqui) como forma de protesto contra a SOPA.
O grupo Anonymous também fez um vídeo a convocar todos os Webmasters e hackers do mundo a juntarem-se num protesto marcado para hoje, para fecharem os seus sites durante umas horas como forma de demonstrar os efeitos da Lei e de como seria se esta fosse aprovada. 


Não deixem isto passar impune se quiserem continuar a usar a Internet como a conhecem. Coisas que parecem básicas agora, como ver filmes no Youtube, tornar-se-iam em tarefas impossíveis... STOP SOPA NOW!


D out!

Sem comentários:

Enviar um comentário